Matemática e as novas tecnologias


Introdução

Este projeto que estou realizando com os alunos dos 6º anos da EE Alfredo Inácio Trindade, surgiu das experiências e reflexões que obtive no ano de 2015, realizando os encontros de professores de matemática e português dos sextos anos, do seminário Olhares e Perspectivas, realizado na Dre Norte 2 e no curso online da Google: Fundamentos para o ensino.

A partir destes eventos comecei a avaliar o meu conceito de interação entre os saberes da minha disciplina com o aprendizado de meus alunos. Em 2015 eu lecionava para 9º anos e 6º anos e foi realizado um simulado online para a Prova Brasil para os alunos dos 9º anos. Neste simulado tive um retorno interessante dos alunos, os mesmo me informavam que se sentiram motivados a realizar aquele simulado por ser online e por apresenta-los um modo diferente de realizar uma atividade de matemática.

Investiguei um modo que pudesse aliar os conteúdos estudados em sala de aula com o apoio da apostila do aluno e do livro didático aos recursos digitais como o objetivo de agregar, motivar e de complementar o ensino dado nas aulas.

Elaborei uma pequena intervenção e compartilhei à coordenação que estaria utilizando a plataforma da Khan Academy para apresentar aos alunos uma nova ferramenta de estudos, então participei aos alunos a ideia de realizarmos atividades extraclasses como reforço e complementação de seus estudos e tive a priori um retorno positivo dos mesmos.

Cadastrei todos os meus alunos nesta plataforma e como tutor acompanhava as atividades online, onde tinha dificuldades reforçava em sala de aula e dava-lhes novas tarefas online para medir o desempenho. Neste momento pude verificar que seria enriquecedor se incluísse neste projeto alguns vídeos e atividades similares a que realizaram no Google Forms para o simulado da Prova Brasil, porém julguei interessante organizar melhor esta fase e aplicar para o ano letivo de 2016.

Reelaborando o projeto

Atualmente nada passa despercebido de nossos alunos no que tange as novas tecnologias e a internet. A partir desta compreensão, a matemática se torna mais atrativa se a alinharmos seus conceitos a estas interações, agregando estes recursos em minha prática pedagógica, montando atividades e momentos de estudos online usando as ferramentas do google formulários e a plataforma do Khan Academy.

 

Objetivos

A utilização dos recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem da matemática visa apresentar aos alunos que a matemática é interativa e seu estudo está alinhado com a tecnologia.

Observando os alunos e quais recursos tecnológicos utilizam podemos notar que consomem além dos aplicativos de games, as redes sociais, canais de vídeos e músicas. Habitualmente são estes recursos utilizados pelo alunado, poucos conseguem relacionar estas ferramentas tecnológicas com pesquisas e estudos.

Quanto ao uso da informática, há pesquisas que têm mostrado que sua utilização é uma eficaz instrumentação para a superação de várias dificuldades quanto ao aprendizado. O interesse da informática educativa não é o computador como objeto de estudo, mas como meio para adquirir conhecimentos (VALENTE, 1999).

Compreendido assim o papel da informática educativa, busca-se motivar os alunos com recursos tecnológicos facilitando o aprendizado dos conteúdos apresentados em sala de aula de forma expositiva ou dialogada, promovendo assim um ambiente mais enriquecedor e atraente para o ensino da matemática.

Google Forms

É uma ferramenta dentro do aplicativo Drive que possibilita a construção de formulários e permite que sejam inseridos vídeos e imagens além da elaboração de um formulário que é corrigido automaticamente. Fornecendo ao professor dados estatísticos do desenvolvimento de cada aluno em cada questão.

Na construção das atividades online dirigidas utilizo esta ferramenta de duas maneiras: 1ª) Como estratégia de problematização antecipando o conteúdo a ser aprendido em sala de aula, permitindo com que o aluno tenha acesso ao tema com a proposta tecnológica através de vídeos e após respondendo um questionário de interpretação onde é perguntado tanto sobre o conteúdo como conceitos que serão tratados em aulas; 2ª) Como estratégias de resolução de problemas em exercícios baseados em banco de questões similares ao Saresp, Obmep, apostila e livros didáticos, possibilitando aos alunos apropriar-se dos conteúdos estudados, aprimorando seus estudos de forma complementar (reforço) ou suplementar (fixação de conceitos).

Plataforma Khan Academy

É um site educacional e gratuito que possibilita de forma lúdica aos alunos por meio de resoluções de problemas a viajar no mundo da matemática. As grades curriculares são divididas de modo com que o conteúdo seja apresentado respeitando níveis de dificuldades.

O tutor tem como acompanhar o desempenho do aluno, propondo atividades para superar as dificuldades, o site oferece recursos individualizados permitindo que o tutor identifique cada conteúdo que o alunos esteja necessitando superar.

A cada tarefa realizada, como se fosse um game, o aluno vai ganhando premiações, medalhas que possibilita atualizar o seu avatar, proporcionando um aspecto lúdico.

Na solução das tarefas além de ganhar pontuações, caso encontre dificuldade, o aluno poderá assistir uma vídeo aula sobre o conteúdo da questão ou pedir dicas para encontrar a respostas.

As questões podem ser de múltiplas escolhas ou dissertativa, dependendo da proposta da atividade a ser solucionada.

Conclusão

A priori, constatou-se que os alunos não dominam o manuseio de instrumentos como e-mails, de análise dos conteúdos dos sites de buscas. Por vezes esperavam que a atividade fosse encaminhada no inbox das redes sociais.

Foi realizado um trabalho de inserção dos alunos a um endereço eletrônico para que através do correio eletrônico, acessassem os links das atividades online a ser realizada dentro de um período de tempo determinado e combinado em sala de aula.

Por meio deste banco de dados dos e-mails dos alunos, cadastrei-os na plataforma do Khan Academy, para realizarem atividades virtuais com a proposta de um game educativo.

No primeiro contato via email, foi direcionado aos responsáveis dos alunos, explicando os objetivos destas tarefas, as propostas a serem alcançadas e solicitando o acompanhamento das mesmas pelos familiares quanto ao uso destes recursos.

Quanto a avaliação do mesmo, a princípio era captar as dificuldades para serem trabalhadas, porém os próprios alunos questionaram as menções destas atividades, sendo combinado que como a participação é voluntária, aos participantes teriam estas menções como uma nota adicional na composição de menção bimestral.

Aos alunos que não dispõe do acesso à internet fora da escola e nem possuem nenhum equipamento que pudessem realizar estas atividades, não teriam prejuízo algum na menção bimestral, porém participariam das discussões das devolutivas das atividades realizadas em sala de aula, tendo assim a possibilidade de participar de todo conteúdo estudado, integrando-os assim ao capital cultural discutido por Bourdieu.

A adesão dos alunos está sendo crescente a cada atividade, pois os próprios alunos ao compreenderem a proposta acabam estimulando os colegas ao discutir sobre os vídeos, sobre as pontuações no Khan Academy e sobre as atividades do Google Forms em sala de aula nos momentos de devolutivas.

Por fim, acabo inserindo sempre um vídeo motivacional onde peço para dissertarem sobre a compreensão da mensagem apresentada.

Por: Leandro Gomes Molina

Referencias

VALENTE, José Armando. Diferentes usos do Computador na Educação. http://www.nuted.edu.ufrgs.br/biblioteca/artigos/uso_comp_educacao.html

Escritos de Educação, Pierre Bourdieu, org. Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani,  Ed. Vozes

Google, Fundamentos para o ensino.

https://mooc-brasil.appspot.com/unit?unit=1&lesson=30

SANTOS, Marcelo Antonio dos. Novas tecnologias no ensino de matemática: possibilidades e desafios.

 

Sobre molinalg

A Matemática é a única linguagem que temos em comum com a natureza. Stephen Hawking
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